quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Não percas esta mensagem de blog!

28/10/2014 20:49
A UNIVERSIDADE ESTÁ NA U.T.I. DA HISTÓRIA.
A Universidade é um gueto burguês: é o cadinho que transforma a Teoria mais revolucionária em Positivismo sem transcendência. É protetora do Bloco Histórico Imperante; aparato ideológico de Estado. Os professores das Universidades públicas, pagas com o nosso dinheiro, ao formar-se nos traem – vão trabalhar para a classe abastada.
Precisamos urgentemente de uma mudança radical na Universidade. Precisamos unir o saber erudito ao popular. Essas, precisam ressarcir às comunidades das quais dependeram para se formar.
Hoje, precisamos colocar Ética na Universidade.
O bom pensador é sempre execrado pelas Universidades. Fazem tudo para destruir um aluno criativo. Porque o aluno criativo é duro e só faz suas teorias à marteladas, como diria Nietzsche. Por falar em Nietzsche, gosto muito de uma frase sua, que nos diz; “O filósofo assemelha-se a uma explosivo. E tudo o que está ao seu redor corre perigo.”
A universidade não forma pensadores, forma professores de Filosofia. O filósofo, o teólogo e o cientista já nasce com uma mente especulativa, cuja busca não termina com aposentadorias, irá até à Cicuta.
odécio mendes rocha

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Não percas esta mensagem de blog!

30/09/2014 20:29
FIM DA SOCIEDADE DE CONSUMO
Na década de sessenta o movimento da contra-cultura Hippy, abalou o sistema, mas não conseguiu aniquilá-lo, devido não achar a verdadeira causa, não conseguindo, no entanto, cortar as verdadeiras raízes: o trabalho abstrato e valor que levaria o dinheiro a total desvalorização., como já está acontecendo a nível planetário.
Hoje, com o advento da revolução eletrônica, chegamos à conclusão que poderemos destruir o capitalismo clássico e o marxismo tradicional.
À medida que a robótica avança pelas nações do mundo, mais próximo estaremos perto da nova Utopia e uma práxis (uma política) que virá das redes sociais on-line.
Não nos enganemos, a desenfreada busca do petróleo chegará a seu fim, as chaminés poluirá o mínimo do mínimo, porque teremos uma outra forma de energia, menos ecocida que o CO2; os carros transitarão mais ou menos 1/3 do seu total existente. Optaremos pelo transporte ferroviário (metrô, trens bala), pois este é mais societário e eliminará com o egoismo burguês de um carro para cada habitante.
Confiaremos no avanço da Biotecnologia, cujo sonho é criar a Biosfera2. A primeira foi feita por Deus; a segunda Gênesis será feita pelos laboratórios humanos (vide Jeremy Rifikin ” XXI – O Século da Biotecnologia”. Caso não possa criar uma segunda Gênesis, pelo menos possa resolver os vários problemas ecológicos.
Teremos que confiar no avanço desta tecnologia que no futuro invadirá todo o corpo humano, segundo D. Harway em seu livro sobre o Manifesto Cybor (Cyborg: abreviarura de organismo cibernético).
Para terminar, citarei o magistral raciocínio de Clodovis Boff em seu livro O LIVRO DO SENTIDO, tomo I de sua trilogia, ed, Paulus, 2014, quando nos diz: O ecologismo culmina no Panteísmo. Panteismo quer dizer tudo é Deus. Ora, se tudo é Deus, eu sou deus também.
A Ecologia tentanto destruir o antropocentrismo, colocou o homem como Deus. Não é hora de Baruch Spinoza, amigo Leonardo Boff.
odécio mendes rocha